Foram os primeiros habitantes que apelidaram o lugar de Imbassaí, que, em tupi, significa “caminho do rio”. Não poderia ser de outra forma, pois são muitas as passagens de água doce que escorrem em cascatas e corredeiras, paralelos às dunas, a caminho do mar.

Situado na APA - Área de Proteção Ambiental - da Linha Verde, o município fica a 63km de Salvador e apenas 13km adiante de Praia do Forte dentro da cidade de Mata de São João [link para a cidade]. Reúne atrativos para quem busca turismo ecológico e de aventura, com pontos especiais para a prática de rafting e sandboard.

Imbassaí despertou para o turismo ecológico recentemente, a partir da inauguração da Linha Verde. Depois da construção desta estrada, que interliga todos os pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, o primitivo lugarejo começou a ser preparado com infra-estrutura hoteleira e de serviços, ganhando, a cada dia, novos equipamentos para receber bem e atender melhor os visitantes. As pousadas, bares e restaurantes se espalham por uma área de 3km², entre cajueiros, coqueiral e mata.

Os seis quilômetros de praias são margeados por dunas elevadas, que escondem o Rio Imbassaí, famoso na região por oferecer um tranqüilo e revigorante banho de água doce. As barracas estão localizadas na faixa de areia entre a praia e o rio, oferecendo bebidas geladas e tira-gostos de peixe frito e mariscos, além do tradicional acarajé nos tabuleiros das baianas. O acesso às praias só é possível para pedestres, pois os rios que as margeiam formam uma barreira natural para veículos, o que aumenta a tranqüilidade do lugarejo.